Píer da Meia Praia: Construção tem avançado!

As obras do píer da Meia Praia, localizado na foz do rio Perequê, alcançaram um novo estágio recentemente.

Foto: Reprodução

Na quarta-feira (16), a prefeita Nilza Simas informou que a parceria oficial entre a prefeitura de Itapema e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) está prestes a ser formalizada. Este acordo marca o ponto de partida das atividades de construção do píer na foz do rio Perequê.

Em uma entrevista concedida à Rádio Cidade, a prefeita de Itapema, confirmou que a assinatura do acordo acontecerá em breve. Ela expressou sua gratidão pelo apoio do Partido Progressista (PP) e pelo Senador Esperidião Amin, cujos esforços facilitaram o encontro com a SPU.

Nilza explicou que o molhe em questão está sujeito a uma modalidade de concessão onerosa, o que implica em encargos financeiros ligados ao espaço designado para a construção do píer.

Além do molhe, há também planos para a incorporação de espaços comerciais, os quais estarão disponíveis para locação.

A prefeita detalhou que a empresa RGS fornecerá uma compensação financeira à SPU em troca do uso do espaço, e esse montante será igualmente repassado à Prefeitura de Itapema. Ela enfatizou que, apesar dos trâmites legais e burocráticos que causaram algum atraso no início das obras, o projeto está agora plenamente preparado para dar início à sua implementação.

A empresa RGS, que foi selecionada no processo de concessão, será responsável pela realização da construção do píer, o qual será uma das primeiras iniciativas de parceria público-privada na região.

Uma vez que o acordo com a SPU seja formalizado, a ordem para iniciar as obras será emitida, permitindo que a RGS dê início imediato à construção do molhe no rio Perequê, na área de Itapema, e posteriormente construa o píer sobre esta infraestrutura.